quarta-feira, 9 de maio de 2012

CUIDADOS COM A PELE NA HORA DO BANHO

Não posso começar o blog sem antes desvendar os mitos sobre o banho e os cuidados com a pele relacionados a ele.
Uma pele saudável começa sempre pelo banho, digo isso porque as pessoas exageram com relação ao sabonete, água quente e bucha que são os grandes vilões de uma cútis hidratada e consequentemente, saudável.
Primeiramente, nosso banho deve ser morno e rápido. Nada de ficar horas e horas de molho na banheira com água quente.
O sabonete deve ser usado apenas nas regiões do corpo que "produzem cheiro" como axilas, genitais, mãos e pés, e deve ser preferencialmente de glicerina ou branco hidratante. Evite sabonetes anti-sépticos tais como Protex, Soapex, Doctor Clean, Dettol, Granado, Soapelle, Dersab, Stiefderm, Neutrogerm, Sabofen, entre outros, salvo quando prescritos por seu dermatologista.
A bucha deve ser ABOLIDA!! Junte todas que você tiver em casa e faça uma fogueira!!! A parte da fogueira é brincadeira, é claro, mas ela realmente não ajuda em nada e só prejudica nossa pele querida.
Que a pele é o maior órgão do corpo humano você já deve saber. Ela é também a primeira barreira contra o meio externo e está constantemente exposta a alérgenos, microorganismos e agressões externas, perdendo suas função de proteção quando fica ressecada.
Todos eles água quente + sabonete + bucha juntos ou isolados retiram nossa fina camada de lipídeos localizada sobre as células epidérmicas que tem como função sua proteção natural. Sem essa camada ficamos com o tegumento ressecado e mais propenso a doenças, já que a pele seca desencadeia prurido que por sua vez pode levar a dermatites.
Quer outra dica importante? Aplique o hidratante ao sair do banho, imediatamente após se enxugar. É quando os príncipios ativos são mais absorvidos. E não se esqueça de reaplicar ao longo do dia.
Lembre-se: uma pele saudável é igual à uma pele bem hidratada.
E você? Já reparou uma coceirinha pelo corpo logo após um banho no inverno?
No próximo post falo sobre os sabonetes que indico para o banho.
Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário