quarta-feira, 22 de maio de 2013

CUIDADOS COM A PELE NA GESTAÇÃO

Quando descobrimos o tal do beta-HCG positivo muitas dúvidas começam a aparecer na nossa cabeça. Uma delas é se posso continuar com a minha rotina de cremes para pele. E a resposta é: pare com tudo que está usando e procure seu Dermatologista!!!! Até um inofensivo sabonete de ácido Salicílico é contra-indicado nesse momento.


Quando alguma gestante me procura no consultório, minha primeira recomendação é a de investir em um bom protetor solar e redobrar os cuidados com o sol, para prevenir do temido Melasma (foto abaixo) que adora uma mulher grávida!

O sol é essencial para a produção de Vitamina D, mas deve ser evitado no horário entre 10h e 16h, já que a combinação "hormônios + sol" torna-se bombástica para desenvolver uma linda mancha nessa cútis (a.k.a. Melasma). Abuse de bonés, chapéus e sombrinhas!


Tem muita gente por aí que pensa que só porque tem a pele mais morena não precisa de protetor solar! E é aí que vocês se enganam! Saibam que quanto mais escura sua pele, maior é a sua chance de manchar! 

As espinhas também são grandes companheiras da mulher nessa fase e o motivo é o mesmo: alteração hormonal! Mulheres que nunca tiveram espinhas podem ter agora, assim como quem sempre teve pode apresentar uma melhora do quadro. 

Mamilos, região genital, Linha Alba (aquela linha que fica escura no meio da barriga - veja na foto abaixo) ganham pigmentação e podem ser amenizados com o uso de clareadores sem hidroquinona, prescrito por seu Dermatologista, é claro!


Estrias viram rotina e para isso, muita reza e um bom hidratante. Dê preferência para hidratantes feitos especialmente para gestantes. E não só o óleo de Amêndoas, ok?


A grande maioria das mulheres não observa, mas as palmas de suas mãos ficam mais avermelhadas. Isso é apenas fisiológico e não acarreta nenhum problema para a mãe ou o bebê.

As unhas podem ficar mais finas, quebradiças e descamando,

A maioria das formulações de uso tópico com ácidos ou à base de Vitamina A (Tretinoína, Ácido Retinóico, Adapaleno) são absolutamente contra-indicados.

A gestação é um período muito importante na vida de uma mulher e não queremos ganhar todos esses presentes indesejáveis com ela, não é mesmo? Precisamos nos cuidar para ter uma pele saudável e bonita nessa nova fase!  Por isso, procure seu Dermatologista de confiança! Ele é o único que pode te orientar corretamente!

Queridos, vocês já me seguem no Twitter? Se não, FOLLOW ME AQUI!!!

/;

Nenhum comentário:

Postar um comentário