segunda-feira, 13 de maio de 2013

SÍNDROME DAS UNHAS FRÁGEIS

Oi, pessoal!! Como foram de final de semana? Espero que bem!

Sei que a mulherada adora os posts sobre unhas e, por isso, resolvi falar sobre elas! Hoje em dia, temos esmaltes de tudo quanto é jeito, textura, cor e as unhas já estão sendo consideradas como acessórios de moda variando de acordo com a roupa, ocasião e até mesmo o humor.


Parece brincadeira, mas a Síndrome das Unhas Frágeis (SUF) existe mesmo e, sim é uma doença!

Como o próprio nome diz, as unhas são frágeis, finas, descamam e quebram com facilidade. Alguns estudos referem que a SUF pode acometer até 20% da população e afeta principalmente as mulheres. É uma das principais queixas que recebo no consultório!


Infelizmente as causas ainda não estão bem esclarecidas, mas desconfiamos que estejam relacionadas com traumas, alterações micro vasculares e até desidratação da lâmina ungueal unha.

Costumo sempre insistir na necessidade de uso de um hidratante nas unhas e cutículas.
Nossa unha tem pouca água e gordura, ficando mais vulnerável à desidratação. Agora, pensa só em tudo isso associado com o excesso de esmaltes, acetona, removedores, produtos químicos (detergentes, sabão em pó)? É ressecamento e alterações ungueais na certa!

Também podem ocorrer algumas causas orgânicas que levam a essas queixas ungueais e necessitam de exames complementares para seu diagnóstico como, por exemplo, uma alteração da Tireóide, Diabetes, gravidez ou até uma Anemia.

Antes de sair por aí tomando todos os remédios que você pesquisa na internet, que sua vizinha tomou e amou ou que o balconista da farmácia te indicou, consulte seu dermatologista.

No próximo post, conto as dicas para manter as unhas sempre saudáveis, ok?

Bom início de semana para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário